Aberto 24 horas

Ortopedia Veterinária

A ortopedia visa o diagnóstico e tratamento de moléstias relacionadas aos ossos, músculos, ligamentos e articulações.

Assim como o ser humano, os animais também sofrem desgaste do sistema osteoarticular com a passagem dos anos, podendo levar a afecções crônicas de ombros, joelho, quadril e coluna.

Cães de raças pequenas podem apresentar ainda muito jovens (menos de 1 ano) o quadro de necrose asséptica da cabeça do fêmur, cujo tratamento é intervenção cirúrgica imediata, e luxação de patela, que deve ter seu grau identificado e deve ser acompanhada pelo especialista para a avaliação de necessidade de cirurgia ou tratamento suporte.

Observam-se também as alterações congênitas e de origem genética, como a displasia coxofemoral, comum em cães de grande porte (principalmente pastores, labrador e golden retriver), que a longo prazo pode levar a artrose e dor importante nesta articulação.

As alterações e coluna também são muito frequentes em animais de companhia, principalmente em dachshunds (“salsicha”), por terem uma coluna alongada e predisposição a lesão precoce de discos intervertebrais. Além disso, qualquer raça está susceptível a hérnias de disco devido a sobrepeso ou impacto. A correção cirúrgica imediata pode ser a única chance de restabelecimento da medula no seguimento comprometido.

Além disso, em casos de fraturas, a correção cirúrgica é essencial para manutenção do eixo e funcionalidade dos ossos envolvidos, sem comprometimento da postura, marcha e funcionamento de órgãos relacionados (como, por exemplo, funcionamento intestinal em casos de fraturas de pelve).

A identificação precoce e tratamento com especialistas evita casos de cronificação dos quadros, dor irreversível, comprometimento de ossos e estruturas, infecções e contaminações ósseas e até mesmo amputação de membros.