Aberto 24 horas

Oftalmologia Veterinária

A oftalmologia veterinária é uma especialidade extremamente desenvolvida e muito próxima à realidade da oftalmologia humana.

Cães e gatos podem apresentar diversas alterações oftalmológicas. Aquela vermelhidão ou secreção ocular constante podem significar muito mais que uma simples “alergia”.

Para o estabelecimento de diagnósticos, são realizados exames oftálmicos específicos nos pacientes, como o teste de Schirmer (mensura a produção de lágrimas), coloração com fluoresceína (verifica a existência de lesões na córnea), tonometria (mensuração da pressão intraocular) e os exames de fundo de olho.

Doenças infecciosas (toxoplasmose, erliquiose e cinomose), diabetes, neoplasias (linfomas ou formações intraoculares), hiperlipidemia e desbalanços de eletrólitos podem causar alterações oculares. Mesmo uveíte e úlceras de córnea, que parecem ter tratamento simples, variam muito entre pacientes de acordo com a causa, doenças associadas e intensidade, e se não tratadas por um especialista podem levar à perda da visão ou até do olho do paciente.

Além disso, a catarata (de origem diabética ou não) já é tratada em animais de companhia como em humanos: com a cirurgia de facoemulsificação – até os aparelhos utilizados são os mesmos. Porém, trata-se de um procedimento muito delicado e de pós-operatório com controle rigoroso e, para que se tenha sucesso nesta terapia, é necessário um profissional qualificado.

Qualquer alteração no globo ocular (olhos vermelhos e irritados, inchaço, excesso ou falta de lágrimas, secreção ocular, cegueira noturna, gradual ou súbita) deve ser comunicada ao médico veterinário. Quanto mais rápido realizado o diagnóstico, melhores serão as chances de sucesso no tratamento.