Aberto 24 horas

Endocrinologia Veterinária

Os hormônios regem todo o funcionamento do organismo de cães e gatos. Alterações hormonais podem levar tanto ao ganho como perda de peso, aumento de ingestão de água, aumento do volume e frequência de urina e até incontinência urinária.

Os pacientes podem apresentar desde apetite aumentado (polifagia) até falta de apetite (hiporexia ou anorexia), vômito e diarreia, problemas dermatológicos recorrentes, otite e queda de pelos. Os exames laboratoriais podem evidenciar anemia ou eritrocitose, aumento de triglicérides e colesterol e alterações nas enzimas hepáticas (fosfatase alcalina e TGP/ALT).

Em cães, temos com alta frequência o hiperadrenocorticismo (síndrome de Cushing) e o diabetes mellitus, e em menor número de pacientes o hipotireoidismo. Já em gatos, temos alta incidência do hipertireoidismo e de diabetes mellitus. A estabilização de cada um desses quadros é muito delicada e existe uma linha muito tênue entre excesso e falta de hormônio em um paciente, e estas pequenas flutuações podem trazer sérios prejuízos à saúde do seu pet.

Além disso, a doença hormonal mais frequente nas duas espécies e muito negligenciada é a obesidade, que causa inflamação crônica de todo o organismo, doenças articulares, dificuldade respiratória e intolerância ao exercício, e deve ser tratada por um especialista. A redução do peso deve ser acompanhada, estabelecendo-se metas, sem restrições que comprometam a saúde do paciente, e a manutenção do peso adequado é tão difícil quando a fase de perda.

No caso de pets com sobrepeso ou desconfiança de doenças endócrinas, sempre procure um endócrino!